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domingo, 1 de dezembro de 2013

O Deus Sol





Desde os primórdios encontramos na mitologia inúmeros casos de adoração das pessoas ao Sol. O porquê disso é fácil entender, pois a cada manhã o surgimento do Sol afasta a escuridão da noite, trás o calor e a visão das coisas proporcionando uma sensação de segurança. Os cultos agrários estavam intrinsecamente ligados ao culto ao sol e as estrelas, pois sem ele nada cresceria e não haveria tempo certo para o plantio.



Diversas civilizações já adoraram o Sol como Deus a saber:  Egito, Asteca, Inca, chinês, japonês, grego ou religiões hindus. Considera-se que o culto do Sol pode ter surgido como uma monolatria e depois como  monoteísmo propriamente dito.

Por outras palavras, as primeiras civilizações não só seguiam o Sol e as estrelas, como também as personificavam através de mitos que envolviam os seus movimentos e relações.
O Sol, com o poder criado e salvador foi também personificado à semelhança de um criador invisível ou deus. Era conhecido como “Filho de Deus”, “Luz do mundo”, “Salvador da humanidade”. Igualmente, as 12 constelações representaram lugares de viagem para o Filho de Deus, e foram nomeados e normalmente, representados por elementos da natureza que aconteciam nesses períodos de tempo. Por exemplo, Aquários, o portador de água, que traz as chuvas de Primavera. Na perspectiva de quem está no hemisfério Norte. [1].

 No dia 25 de dezembro se comemora o dia do Deus Sol, que coincide com o Natal dos cristãos. Vamos fazer uma pequena respectiva para saber como isso e também perceber a tamanha importância desse evento para várias culturas.

1.1 Os deuses solares
Rá é considerado a principal divindade da mitologia egípcia, conhecido como o deus sol, devido à importância da luz para a produção dos alimentos, e, é também denominado como o criador dos deuses e da ordem divina.
A sede do culto do deus nacional do Egito ficava em Heliópolis o mais antigo centro comercial do Baixo Egito. Os sacerdotes de Heliópolis atribuíram o culto de Rá o sol, criador de todos os deuses, cuja barca sagrada navegava através do céu. Quando Tebas passou a ser a capital da dinastia dominante do Novo Império os faraós, querendo livrar-se da hegemonia do deus criado pelos sacerdotes, uma obscura divindade tebana, Amun tornou-se o poderoso Amom-Ra[2].
Nada disso reduziu a supremacia de rá. A junção de Amon-Rá traz o significado de culto ao sol (Amon = culto, e, Rá = sol). Dentre as crenças egípcias, o culto ao deus Sol se sobressaiu, pois teve durabilidade de vinte séculos como culto oficial durante a monarquia faraônica.

O deus Sol era entendido em quatro fases: a primeira ao nascer do sol, recebendo o nome de Khepri (ou Kopri); a segunda ao meio-dia, sendo contemplado como um pássaro ou um barco a navegar; a terceira ao pôr-do-sol, visto como um homem velho que descia à terra dos mortos; na quarta fase, durante a noite, era visto como um barco que navegava ao leste preparando-se para o dia seguinte, onde tinha de lutar ou fugir de Apep (de acordo com alguns teóricos, denominado também como Apópis), a grande serpente do mundo inferior que tentava devorá-lo[3].

Hórus
Hórus é o Deus Sol do Egito por volta de 3000 a.C. Ele é o Sol, antropomorfizado, e a sua vida é uma série de mitos alegóricos que envolvem o movimento do Sol no céu. Dos antigos hieróglifos Egípcios, se soube muito sobre este Messias Solar.
Hórus, sendo o Sol, ou a luz, tinha como inimigo o Deus Set, que era a personificação das trevas ou noite.  E metaforicamente falando, todas as manhãs, Hórus ganhava a batalha contra Set, quando ao fim da tarde, Set conquistava Hórus e o enviava para o mundo das trevas.
É importante saber que “Trevas versus. Luz” ou “Bem versus. Mal” tem sido uma das mais onipresentes dicotomias mitológicas e religiosas até os dias atuais.
Segundo pesquisa na Wikipédia Hórus foi dito ser o céu, ele foi considerado para conter também o sol e a lua. Ele disse que o sol era seu olho direito e a lua seu olho esquerdo que atravessaram o céu.
Mais tarde, a razão por que a lua não era tão brilhante como o sol foi explicado por um conto, conhecido como As Contendas de Hórus e Seth, originários como uma metáfora para a conquista do Alto Egito por Baixo Egito em cerca de 3000 aC. Neste conto, dizia-se que Set, o patrono do Alto Egito, e Hórus, o patrono do Baixo Egito, tinha lutado para o Egito brutalmente, com nenhum lado vitorioso, até que finalmente os deuses do lado de Hórus.
Como Hórus foi o vencedor final, tornou-se conhecido como Haurísseis , Heru-ur ou Har-Wer (wr ḥr.w 'Horus, o Grande'), mas mais geralmente traduzido como Horus, o Velho . Na luta Set tinha perdido um testículo, explicando por que o deserto, que Set representava, é infértil. Olho esquerdo de Hórus também havia sido arrancado, em seguida, um novo olho foi criado por parte de Khonsu, o deus da lua, e foi substituído.
Horus era ocasionalmente mostrado na arte como um menino nu, com um dedo na boca sentado em um lótus com sua mãe. Sob a forma de um jovem, Horus foi referido como Neferhor . Este é também escrito Nefer Hor , Nephoros ou Nopheros ( ḥr.w nfr ) que significa “O Bom Horus ‘“.
Heru-pa-khered (Horus, o Jovem), Harpócrates, pelos gregos Ptolomeu é representado na forma de um jovem vestindo uma mecha de cabelo (um sinal de juventude) sobre o direito de sua cabeça, enquanto chupando o dedo. Além disso, ele geralmente usa as coroas unidas do Egito, a coroa do Alto Egito e a coroa do Baixo Egito. Ele é uma forma de o sol nascer, o que representa sua primeira luz.
Her-ur (Horus o Velho), nesta forma ele representava o deus da luz e que o marido de Hathor. Ele foi um dos mais antigos deuses do antigo Egito. Ele tornou-se o patrono da Nequen (Hierakonpolis) e o primeiro deus nacional (Deus do Reino). Mais tarde, ele também se tornou o patrono dos faraós, e foi chamado o filho de verdade. - significando o seu papel como um defensor importante de Maat . Ele era visto como um grande falcão com as asas estendidas, cujo olho direito era o sol e o que restou foi à lua. Nesta forma, ele às vezes era dado o título Kemwer , ou seja, (a) grande preto (um) . A forma grega de Her-ur (ou Har wer ) é Haroeris . Outras variantes incluem Hor Merti 'Horus dos dois olhos' e Horkhenti Irti . [4]
Utu/Shamash
O deus sol era chamado pelos sumérios de Utu e pelos semitas de Shamash que eram os deuses tutelares das cidades de Larsa (atual Senkerah) e de Sipar (cidade de Abu Habba), respectivamente. ““Sua tarefa específica era a manutenção de um princípio o qual sumérios e semitas atribuíam grande importância e que designavam por termos que significavam “retidão”, correção”, verdade e também “justiça”[5].
Segundo a Mitologia Suméria, Shamash é filho de Nanna, o Deus Lua, e irmão de Inanna, a Vênus Sumeriana (Chamada na acádia de Ishtar). Juntos eles representavam a tríade Celeste (Sol, lua e estrela). Em ambos lugares era um dos mais proeminentes Deuses para o qual se dedicavam culto, onde se mantinham templos chamados de E-barra (ou E-babbara) “a casa brilhante” uma alusão direta ao brilho do sol[6].
 Mitras
No Hinduísmo, os Adityas são um grupo de deidades solares, filhos de Aditi e Kasyapa. No Rigveda, eles são as sete deidades do céu. O chefe deles é Varuna, seguido por Mitra, Aryaman, Bhaga, Daksha, e Ansa. O sétimo Aditya é provavelmente o Sol, Surya ou Savitar. Como uma classe de deuses, os Adityas Rigvêdicos são diferentes dos Vishvedeva. No Yajurveda (TS), seu número é oito. No Brahmanas, seu número foi aumentado para doze, correspondendo aos doze meses do ano.
Hélio
Hélio (latinizado como Helius) é a personificação do Sol na mitologia grega. Hélio é filho dos titãs Hiperião e Teia (ou Tia), tendo como irmãos Eos ou Aurora e Selene, a Lua .
A sua cabeça é coroada por uma auréola solar. Circula a terra com a carruagem do sol atravessando o céu para chegar, à noite, ao oceano onde os seus cavalos se banham. Nada do que se passa no universo escapa ao seu olhar, sendo frequentemente convocado por outros deuses para servir como testemunha. De acordo com o autor romano Ovídio, Hélio conduz uma carruagem puxada por quatro cavalos luminosos: Pírois, Eoo, Éton e Flégon.
Com o passar do tempo, Hélio é cada vez mais identificado com o deus Apolo. No entanto, apesar de seu sincretismo, eles foram muitas vezes vistos como dois deuses distintos (Hélios era um Titã, enquanto Apollo é olímpico). O equivalente de Hélio na mitologia romana é Sol, especificamente Sol Invictus.
Alaunous
Na religião galo-romana, Alaunus ou Alaunius é um deus gaulês do sol, de cura e de profecia. Seu nome é conhecido das inscrições encontradas em Lurs, Alpes-de-Haute-Provence na France sulista (na forma dativa Αλα[υ]νειουι) e em Mannheim na Alemanha ocidental. Na última inscrição, Alaunus é usado como um epíteto de Genius Mercúrio.
Belenus
Na mitologia céltica, Belenus (também conhecido como Belenos) foi uma deidade cultuada na Gália, Britânia e nas áreas célticas da Áustria e Espanha. Foi o deus do Sol celta e tinha templos em Aquiléia do Adriático a Kirkby Lonsdale na Inglaterra. Ele é Senhor da ciência, da cura, das fontes quentes, do fogo, do sucesso, da prosperidade, da purificação, da colheita, da vegetação, da fertilidade e do gado.
A etimologia do nome é obscura. Sugestões incluem "brilhante único," "o único luminoso" e deus "henbane".
Ele pode ser a mesma deidade que Belatu-Cadros. No período do Império Romano era identificado com Apolo. Existem correntemente inscrições conhecidas dedicadas a Belenus, concentradas principalmente na Aquiléia e na Gália Cisalpina, mas também se estendem à Gália Narbonense, a Noricum e mais além. Imagens de Belenus às vezes o mostram estando acompanhado de uma fêmea, imaginada como a deidade gaulesa Belisama.
Na Gália e Britânia antiga, Apolo pode ter se igualado a quinze ou mais diferentes nomes célticos e epítetos (notavelmente Grannos, Borvo, Maponus, Moritasgus e outros). De acordo com Margot Alder em seu livro "Drawing Down the Moon", o Druida Isaac Bonewits refere-se a um deus, Be'al, o qual ele descreve como uma personificação masculina de Essência. Isto reflecte no conceito de Keating de Beil ou Bel como um deus chefe ou deus-pai.
Porém, para Thomas Bulfinch em sua obra “O Livro de Ouro da Mitologia. História de deuses e heróis”. Nela o autor afirma que os druidas ensinavam a existência de um deus, a quem davam o nome de “Be’al”, que, segundo os entendidos significa “a vida de tudo” ou a fonte de todos os seres. Ao que parece Be’al tem afinidades com Baal dos fenícios. “O que torna essa afinidade mais notável é o fato de os druidas, do mesmo modo que os fenícios, identificarem aquela sua divindade suprema com o sol. O fogo era considerado como símbolo da divindade.”
Na verdade não se pode concordar com esse autor pois, embora  os mitos que o panteão ugarítico fosse dominado por três divindades principais, a saber: El, Hadad( conhecido como Ba’al) e a deusa Nanat .O deus Ba’al parece ter entrado tardiamente nesse panteão e provavelmente foi introduzido por um imigrante. Ao que se sabe ele era um deus guerreiro divino, geralmente Ba’al retratado armado de punhal, maça e lança. Jovem e vigoroso, e comumente chamado de “o poderoso”, “o mais poderoso dos heróis”, príncipe” e também aquele que cavalga as nuvens, dando a entender que esse deus é ligado ao céu, mas não diretamente ao sol como nos afirma Cohn.

[...] como outros guerreiros divinos, era um deus da tempestade e da chuva. Ele se manifestava sobretudo nas violentas tempestades de outono e no final do inverno. Dizia-se que determinava a estação certa para as chuvas e abria as nuvens quando chegava à época de umedecer o solo gretado e prepara-lo para o cultivo. Também podia ser aterrorizador: suas setas em forma de relâmpago e sua voz em forma de trovão faziam com que as montanhas cambaleassem e tremessem, convulsionando a terra. [...] cabe a Ba’al a responsabilidade de garantir realização das intensões benévolas de El.[7]

1.2 O Sol Invictus
O Sol Invictus (Sol Invicto, em latim) foi um título religioso aplicado a três divindades distintas durante o Império Romano tardio. O título Deus Sol Invictus, ao contrario das culturas agrarias que o cultuam foi criado no Império Romano tardio por analogia ao título imperial pius felix invictus ("pio, feliz, invicto").
Os romanos fizeram uma festa em 25 de dezembro chamado dies natalis Solis Invicti, "o nascimento do sol invicto". O uso do título Sol Invictus permitiu várias divindades solares deve ser adorado em conjunto, incluindo Elah-Gabal , um deus sol sírio; Sol , o deus patrono do imperador Aureliano (270-274 dC), e Mithras , o deus de um dos soldados persa origem. Imperador Heliogábalo (218-222) introduziu o festival, e atingiu o auge de sua popularidade sob Aureliano, que promoveu como um feriado em todo o império. 
Posteriormente o título invictus ("invicto") foi aplicado a Mitra e também a Marte. Por volta de 270.d.c, o imperador Aureliano introduziu um culto oficial do Sol Invicto e transformando do Deus Sol, a primeira divindade do império.
O Sol de Aurélio tem muitas características próprias do Mitraísmo, incluíndo a representação iconográfica do deus com juventude sem barba. O culto de Sol Invicto continuou a ser uma base do paganismo oficial até ao triunfo da cristandade - antes da sua conversão, até o jovem imperador Constantino tinha o Sol Invicto como a sua cunhagem oficial.
Do culto ao Deus Sol, atualmente só permanece a data, 25 de dezembro, que era o dia de adoração dos romanos a este deus saído das cavernas e cujo dia de celebração os cristãos aproveitaram para consagrar como sendo o dia do nascimento de Cristo por ele ter sido declarado "a luz do mundo", sendo assim, para contento do Imperador recém-convertido declarado o tal dia, mas não há nenhuma relação do Catolicismo com o Mitraísmo.
Segundo New Schaff-herzog Enciclopedia of Religious Knowledge (Enciclopédia de conhecimentos religiosos) explica-o claramente no seu artigo sobre o "Natal".  Não se pode determinar com precisão até que ponto a data da festividade dependia da brunária pagã (25 de dezembro), que seguia a Saturnália (17-24 de dezembro) celebrando o dia mais curto do ano e o "Novo Sol"...
 As festividades pagãs, Saturnália e Brumária estavam a demais profundamente arraigadas nos costumes populares para serem abandonadas pela influência cristã...
 A festividade pagã acompanhada de bebedices e orgias agradavam tanto que os cristãos viram com o agrado uma desculpa para continuar a celebrá-la em grandes alterações no espírito e na forma. Pregadores cristãos do Ocidente e do Oriente próximo protestaram contra a frivolidade indecorosa com que se celebrava o nascimento de Cristo, enquanto os cristãos da Mesopotâmia acusavam os irmãos ocidentais de idolatria e de culto ao Sol, por aceitarem como Cristã a festividade pagã. Não podemos esquecer que o mundo romano era pagão antes do século IV, os cristãos eram poucos em número, embora aumentassem, eram perseguidos pelos pagãos.
Porém, com a chegada de Constantino, como imperador, que no século IV fez profissão pública de fé cristã, colocando o cristianismo ao mesmo nível do paganismo, o mundo romano passou a aceitar esse cristianismo popularizado pelo imperador. Porém, lembre-se que eles haviam sido criados em costumes pagãos, dentre as quais 25 de dezembro era a maior das festividades idólatras.
Este mesmo artigo da enciclopédia Shaff-Herzog de conhecimentos religiosos, explica como a aprovação dada por Constantino do domingo, dia em que os pagãos adoravam o Sol, e como a influência do maniqueísmo pagão que identificava o filho de Deus como o Sol físico, proporcionou a esses pagãos do século IV, agora "convertidos" em massa ao "cristianismo" o pretexto necessário para chamar a festa de 25 de dezembro (dia do nascimento do deus-Sol) de dia do nascimento do filho de Deus.

1.3 As deusas solares
Com este pequeno levantamento podemos perceber que as figuras que elencamos que dão conteúdo explícito à imagem do sol são masculinas. Mas nem sempre foi assim, primitivamente a Lua era masculina e o Sol feminino, ainda assim é nas línguas semitas, germânicas e celtas e também nas tradições populares (onde se diz que “a Lua engravida as mulheres”).[8]
Isso aconteceu devido à expansão helenismo, ao que sabemos primitivamente, Artemis identificava-se com sua mãe, Leto (ou Latona), tal como Core-Perséfone era a dupla da mãe Deméter: ela representava o Sol jovem, o Sol levante, por oposição a Leto que personificava o velho Sol, o Sol poente (tal como Core era a jovem filha, ou seja, a Terra jovem, em face de Deméter, a velha Terra, o conhecido mito da renovação).
A partir do momento em que as divindades femininas foram masculinizadas, e também porque era impossível esquecer completamente o seu aspeto feminino, conservou-se a personagem de Artemis, apondo sê-lhe no entanto um paredro macho, o seu irmão Apolo, o qual monopolizou o aspeto solar, ao mesmo tempo em que Artemis era remetida para a noite transformando-se em Deusa-Lua. O mesmo aconteceu no Egito onde Osíris tomou o lugar de Isis como Sol poente enquanto Hórus se tornava o Sol levante[9].

1.4 Outras divindades ligadas ao sol em outras culturas.
De forma alguma é nossa intensão nos estendermos ou esgotar o assunto por isso segue uma lista de algumas culturas que possuem suas representações e culto ao deus sol que não foram citadas acima, apenas como forma de ilustrar o trabalho.
No panteão religioso mexicano , o Sol foi considerado uma divindade muito importante por causa de suas crenças , eles usavam sacrifícios humanos , para entregar o seu " sopro divino " Tonatiuh do sol e mantê-lo vivo .
A cultura Inca, se estabeleceram no que é agora o Peru, Equador, Bolívia, Chile e parte da Argentina teve como uma divindade chamada Inti , o Deus Sol . O Inca ou imperador era considerado o filho de Inti . Considerado por dinastias incas como o Supremo Criador. Com a colonização espanhola , a religião católica e imposta , os súditos do império Inca foram obrigados a parar e adorar . A esposa de Inti , Keel, era a lua , deusa das mulheres e das tarefas das mulheres.
No Peru, o Deus Sol chamou os chefes dos Incas , segundo eles, eram o Sol e diz-se na lenda de Manco Capac e Mama Occlo eles foram enviados por seu pai o Sol
Na simbologia cristã identifica Cristo com Helios e do círculo da eternidade .
O Sol e a Lua simboliza o ouro e a prata , rei e rainha, alma e corpo.
O Sol e a Lua na crucificação simbolizam as duas naturezas de Cristo .
O Sol é a morada do arcanjo Miguel . A Lua é a morada do arcanjo Gabriel .
O Sol é o Pai Universal. Terra Mãe Natureza e simboliza a fertilidade .
Amaterasu é a deusa do sol no Xintoísmo e ancestral da família imperial do Japão , de acordo com a religião.
As Canárias teve Tamazight cultura divindade do Deus Sol , que foi chamado Abora Magec ou como ilhas.

Considerações finais
Como podemos perceber há registos de observações do Sol desde os tempos remotos. Pois o sol sempre foi perceptível à humanidade por nos fornecer luz e calor, e por isso é essencial para a nossa existência. Por isso algumas civilizações da adoravam o Sol como um deus.
Muito embora não tenhamos nos referidos no texto acima a importância do Sol para o dia-a-dia das pessoas era tamanha que elas ergueram monumentos, para marcar a sua passagem no céu ao longo do ano. Naquela época não existiam calendários, então esses monumentos eram indicando as mudanças de estação e as alturas para plantar ou colher as colheitas.
Alguns deles sobreviverem ao tempo e ainda hoje podem ser encontrados é o caso de: Stonehenge (Inglaterra), ou o Cromeleque dos Almendres (Beja, Portugal).
Estes serviam para acompanhar o Sol e também como local de culto. Muito embora eventos como o helenismo e o cristianismo tenham relegado as figuras femininas um papel secundário nessa cultuação é evidente que nada se faz sem a contra parte feminina.
No terceiro século culto ao sol foi adaptado pela Igreja Católica para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, sendo dessa maneira vinculado ao nascimento de Jesus de Nazaré o deus cristão, mas mesmo sendo resinificado ele continuou existindo.
 Por isso, o natal têm alguns de seus costumes populares e temas comemorativos origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco, entre outras como o Papai Noel é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças.
 As tradições de Natal hoje incluem troca de presentes e folia do festival romano da Saturnalia; verde, luzes e caridade do Ano Novo Romano, madeiros do Yule e diversos alimentos de festas germânicas.
 Mas o culto ao deus sol não morreu entre as culturas ditas como pagãs. Os festivais de inverno sempre foram os festivais mais populares do ano em muitas culturas. Entre as razões estava à diminuição do trabalho durante o inverno, devido à expectativa de melhores condições meteorológicas com a primavera que se aproximava favorecia as comemorações.
A Escandinávia pagã comemorava um festival de inverno chamado Yule, realizado do final de dezembro ao período de início do janeiro. Como o Norte da Europa foi à última parte do continente a ser cristianizada, suas tradições pagãs tinham uma grande influência sobre o Natal. Os escandinavos continuam a chamar o Natal de Jul.[10]
Os pagãos continuam a comemorar comemoram o solstício de verão no dia 21 de dezembro aqui no hemisfério sul. É festival é conhecido como a Luz do Verão, é o êxtase máximo da união sagrada, onde o poder da criação está mais ativo e o Sol finalmente atingiu o seu apogeu. A natureza encontra-se plena de luz e magia. No Hemisfério Norte celebra-se no dia 21 de junho.
Esta é a época para se homenagear o Sol e nas tradições pagãs costuma-se pular fogueiras para a purificação, a fertilidade, a saúde e o amor. É quando se abre o portal entre Beltane[11] e Lughnasadh[12]. É o dia mais longo do ano, no ápice do verão. É um dia para meditar sob o sol da manhã, celebrando durante todo o dia até o anoitecer, trazendo assim, toda magia solar para o seu interior.
Concluo que em primeiro lugar mesmo que a tradição tenha sido adaptada por outras culturas e a celebração do dia do sol se chame natal ou mesmo que enquanto aqui no hemisfério sul, estejamos comemorarmos o solstício de verão, e que no hemisfério norte eles estejam comemorando o solstício de inverno, não muda o fato de que a natureza não para elaborar os seus ciclos de morte e renascimento.
E que não importa a tradição que se siga este é um momento de reflexão e de agradecimento ligado a nosso família carnal e espiritual, um momento de maior interação, pois todas as nossas conquistas estão ligadas as pessoas que nos cercam. Este é o momento de renovar os laços. Então não importa o nome que se dê a nossa comemoração, o importante é que estejamos junto às pessoas que nos ajudaram a plantar nossos sonhos. Está é a comemoração de um trabalho bem feito ao longo do ano e ninguém consegue comemorar ou colher sozinho o que precisou de outras pessoas para plantar.
Bom solstício de verão a todos.
Feliz Natal.
Que assim Seja!
Att
Lilian Ghisso

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[1] Sol o Deus. Jesus a farsa (parte1). Disponível em: http://ricardomonteiro.org/?p=146
[2] COHN, Norman. Caos cosmos e o mundo que virá. As origens das crenças no apocalipse. Editora: Companhia das Letras .p.20.
[3]NASCIMENTO, Alex Federele do. Rá. Disponível em: http://www.infoescola.com/civilizacao-egipcia/ra/
[4] http://en.wikipedia.org/wiki/Horus
[5] IBID,p.55.
[6] BRITO, Daphene. Shamash Todo o Poder do deus Sol. Disponível em: http://dragaosumeriano.blogspot.com.br/2010/03/shamash-todo-o-poder-do-deus-sol.html
[7] IBID, p.165.
[8] FRAZÃO, Luiza. DEUSAS SOLARES - CAÍDAS E REMETIDAS PARA A NOITE. Disponível em: http://adeusanocoracaodamulher.blogspot.com.br/2013/05/deusas-solares-caidas-e-remetidas-para.html
[9] Idem.
[10] Natal. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal
[11] Beltane: festival celta ainda comemorado nos dias atuais, reconhecido nas comemorações da Festa da Primavera, mas que originalmente marcava o verão. É o mais alegre dos festivais celtas, onde os participantes dançam, e se alegram nas voltas da fogueira.
Beltane é o festival da fertilidade, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, a fertilidade da terra e os fogos do deus celta Belenus, e toda sua energia e luz.
Durante o festival, eram acesas fogueiras nos topos dos montes e lugares considerados sagrados, sendo um ritual importante nas terras celtas. E como tradição, as pessoas queimavam oferendas como, por exemplo, totens para que o poder do fogo fosse passado ao rebanho e, pulavam as fogueiras para que se enchessem das mesmas energias poderosas.
[12] Lughnasadh é celebrado no dia 1° de fevereiro (Feabhra). "Lá Lúnasa" é um dos quatro Festivais Celtas do Fogo e, basicamente, um ritual agrícola de agradecimento, onde se comemora o primeiro dos três festivais da colheita, dedicado ao Deus Lugh, seu nome significa "Luz" - belo como o Sol. O Deus dos ferreiros e das muitas habilidades. No Hemisfério Norte celebra-se no dia 1° de agosto.

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