Desde os primórdios encontramos na mitologia inúmeros casos de adoração das pessoas ao Sol. O porquê disso é fácil entender, pois a cada manhã o surgimento do Sol afasta a escuridão da noite, trás o calor e a visão das coisas proporcionando uma sensação de segurança. Os cultos agrários estavam intrinsecamente ligados ao culto ao sol e as estrelas, pois sem ele nada cresceria e não haveria tempo certo para o plantio.
Diversas civilizações já adoraram o Sol como Deus a saber: Egito, Asteca, Inca, chinês, japonês, grego ou religiões hindus. Considera-se que o culto do Sol pode ter surgido como uma monolatria e depois como monoteísmo propriamente dito.
Por
outras palavras, as primeiras civilizações não só seguiam o Sol e as estrelas,
como também as personificavam através de mitos que envolviam os seus movimentos
e relações.
O
Sol, com o poder criado e salvador foi também personificado à semelhança de um
criador invisível ou deus. Era conhecido como “Filho de Deus”, “Luz do mundo”,
“Salvador da humanidade”. Igualmente,
as 12 constelações representaram lugares de viagem para o Filho de Deus, e
foram nomeados e normalmente, representados por elementos da natureza que aconteciam
nesses períodos de tempo. Por exemplo, Aquários, o portador de água, que traz
as chuvas de Primavera. Na perspectiva de quem está no hemisfério Norte. [1].
No dia 25 de dezembro se comemora o dia do
Deus Sol, que coincide com o Natal dos cristãos. Vamos fazer uma pequena
respectiva para saber como isso e também perceber a tamanha importância desse
evento para várias culturas.
1.1
Os deuses solares
Rá
Rá
é considerado a principal divindade da mitologia egípcia, conhecido como o deus
sol, devido à importância da luz para a produção dos alimentos, e, é também
denominado como o criador dos deuses e da ordem divina.
A
sede do culto do deus nacional do Egito ficava em Heliópolis o mais antigo centro
comercial do Baixo Egito. Os sacerdotes de Heliópolis atribuíram o culto de Rá o
sol, criador de todos os deuses, cuja barca sagrada navegava através do céu. Quando
Tebas passou a ser a capital da dinastia dominante do Novo Império os faraós,
querendo livrar-se da hegemonia do deus criado pelos sacerdotes, uma obscura
divindade tebana, Amun tornou-se o poderoso Amom-Ra[2].
Nada
disso reduziu a supremacia de rá. A junção de Amon-Rá traz o significado de
culto ao sol (Amon = culto, e, Rá = sol). Dentre as crenças egípcias, o culto
ao deus Sol se sobressaiu, pois teve durabilidade de vinte séculos como culto
oficial durante a monarquia faraônica.
O
deus Sol era entendido em quatro fases: a primeira ao nascer do sol, recebendo
o nome de Khepri (ou Kopri); a segunda ao meio-dia, sendo contemplado como um
pássaro ou um barco a navegar; a terceira ao pôr-do-sol, visto como um homem
velho que descia à terra dos mortos; na quarta fase, durante a noite, era visto
como um barco que navegava ao leste preparando-se para o dia seguinte, onde
tinha de lutar ou fugir de Apep (de acordo com alguns teóricos, denominado
também como Apópis), a grande serpente do mundo inferior que tentava devorá-lo[3].
Hórus
Hórus
é o Deus Sol do Egito por volta de 3000 a.C. Ele é o Sol, antropomorfizado, e a
sua vida é uma série de mitos alegóricos que envolvem o movimento do Sol no
céu. Dos antigos hieróglifos Egípcios, se soube muito sobre este Messias Solar.
Hórus,
sendo o Sol, ou a luz, tinha como inimigo o Deus Set, que era a personificação
das trevas ou noite. E metaforicamente
falando, todas as manhãs, Hórus ganhava a batalha contra Set, quando ao fim da
tarde, Set conquistava Hórus e o enviava para o mundo das trevas.
É
importante saber que “Trevas versus. Luz” ou “Bem versus. Mal” tem sido uma das
mais onipresentes dicotomias mitológicas e religiosas até os dias atuais.
Segundo
pesquisa na Wikipédia Hórus foi dito ser o céu, ele foi considerado para conter
também o sol e a lua. Ele disse que o sol era seu olho direito e a lua seu olho
esquerdo que atravessaram o céu.
Mais
tarde, a razão por que a lua não era tão brilhante como o sol foi explicado por
um conto, conhecido como As Contendas de Hórus e Seth, originários como uma
metáfora para a conquista do Alto Egito por Baixo Egito em cerca de 3000 aC.
Neste conto, dizia-se que Set, o patrono do Alto Egito, e Hórus, o patrono do
Baixo Egito, tinha lutado para o Egito brutalmente, com nenhum lado vitorioso,
até que finalmente os deuses do lado de Hórus.
Como
Hórus foi o vencedor final, tornou-se conhecido como Haurísseis , Heru-ur ou
Har-Wer (wr ḥr.w 'Horus, o Grande'), mas mais geralmente traduzido como Horus,
o Velho . Na luta Set tinha perdido um testículo, explicando por que o deserto,
que Set representava, é infértil. Olho esquerdo de Hórus também havia sido
arrancado, em seguida, um novo olho foi criado por parte de Khonsu, o deus da
lua, e foi substituído.
Horus
era ocasionalmente mostrado na arte como um menino nu, com um dedo na boca
sentado em um lótus com sua mãe. Sob a forma de um jovem, Horus foi referido
como Neferhor . Este é também escrito Nefer Hor , Nephoros ou Nopheros ( ḥr.w
nfr ) que significa “O Bom Horus ‘“.
Heru-pa-khered
(Horus, o Jovem), Harpócrates, pelos gregos Ptolomeu é representado na forma de
um jovem vestindo uma mecha de cabelo (um sinal de juventude) sobre o direito
de sua cabeça, enquanto chupando o dedo. Além disso, ele geralmente usa as
coroas unidas do Egito, a coroa do Alto Egito e a coroa do Baixo Egito. Ele é
uma forma de o sol nascer, o que representa sua primeira luz.
Her-ur
(Horus o Velho), nesta forma ele representava o deus da luz e que o marido de
Hathor. Ele foi um dos mais antigos deuses do antigo Egito. Ele tornou-se o
patrono da Nequen (Hierakonpolis) e o primeiro deus nacional (Deus do Reino).
Mais tarde, ele também se tornou o patrono dos faraós, e foi chamado o filho de
verdade. - significando o seu papel como um defensor importante de Maat . Ele
era visto como um grande falcão com as asas estendidas, cujo olho direito era o
sol e o que restou foi à lua. Nesta forma, ele às vezes era dado o título
Kemwer , ou seja, (a) grande preto (um) . A forma grega de Her-ur (ou Har wer )
é Haroeris . Outras variantes incluem Hor Merti 'Horus dos dois olhos' e
Horkhenti Irti . [4]
Utu/Shamash
O
deus sol era chamado pelos sumérios de Utu e pelos semitas de Shamash que eram
os deuses tutelares das cidades de Larsa (atual Senkerah) e de Sipar (cidade de
Abu Habba), respectivamente. ““Sua tarefa específica era a manutenção de um
princípio o qual sumérios e semitas atribuíam grande importância e que
designavam por termos que significavam “retidão”, correção”, verdade e também “justiça”[5].
Segundo
a Mitologia Suméria, Shamash é filho de Nanna, o Deus Lua, e irmão de Inanna, a
Vênus Sumeriana (Chamada na acádia de Ishtar). Juntos eles representavam a
tríade Celeste (Sol, lua e estrela). Em ambos lugares era um dos mais proeminentes
Deuses para o qual se dedicavam culto, onde se mantinham templos chamados de
E-barra (ou E-babbara) “a casa brilhante” uma alusão direta ao brilho do sol[6].
Mitras
No
Hinduísmo, os Adityas são um grupo de deidades solares, filhos de Aditi e
Kasyapa. No Rigveda, eles são as sete deidades do céu. O chefe deles é Varuna,
seguido por Mitra, Aryaman, Bhaga, Daksha, e Ansa. O sétimo Aditya é
provavelmente o Sol, Surya ou Savitar. Como uma classe de deuses, os Adityas
Rigvêdicos são diferentes dos Vishvedeva. No Yajurveda (TS), seu número é oito.
No Brahmanas, seu número foi aumentado para doze, correspondendo aos doze meses
do ano.
Hélio
Hélio
(latinizado como Helius) é a personificação do Sol na mitologia grega. Hélio é
filho dos titãs Hiperião e Teia (ou Tia), tendo como irmãos Eos ou Aurora e
Selene, a Lua .
A
sua cabeça é coroada por uma auréola solar. Circula a terra com a carruagem do
sol atravessando o céu para chegar, à noite, ao oceano onde os seus cavalos se
banham. Nada do que se passa no universo escapa ao seu olhar, sendo
frequentemente convocado por outros deuses para servir como testemunha. De
acordo com o autor romano Ovídio, Hélio conduz uma carruagem puxada por quatro
cavalos luminosos: Pírois, Eoo, Éton e Flégon.
Com
o passar do tempo, Hélio é cada vez mais identificado com o deus Apolo. No
entanto, apesar de seu sincretismo, eles foram muitas vezes vistos como dois
deuses distintos (Hélios era um Titã, enquanto Apollo é olímpico). O
equivalente de Hélio na mitologia romana é Sol, especificamente Sol Invictus.
Alaunous
Na
religião galo-romana, Alaunus ou Alaunius é um deus gaulês do sol, de cura e de
profecia. Seu nome é conhecido das inscrições encontradas em Lurs,
Alpes-de-Haute-Provence na France sulista (na forma dativa Αλα[υ]νειουι) e em
Mannheim na Alemanha ocidental. Na última inscrição, Alaunus é usado como um
epíteto de Genius Mercúrio.
Belenus
Na
mitologia céltica, Belenus (também conhecido como Belenos) foi uma deidade
cultuada na Gália, Britânia e nas áreas célticas da Áustria e Espanha. Foi o
deus do Sol celta e tinha templos em Aquiléia do Adriático a Kirkby Lonsdale na
Inglaterra. Ele é Senhor da ciência, da cura, das fontes
quentes, do fogo, do sucesso, da prosperidade, da purificação, da colheita, da
vegetação, da fertilidade e do gado.
A
etimologia do nome é obscura. Sugestões incluem "brilhante único,"
"o único luminoso" e deus "henbane".
Ele
pode ser a mesma deidade que Belatu-Cadros. No período do Império Romano era
identificado com Apolo. Existem correntemente inscrições conhecidas dedicadas a
Belenus, concentradas principalmente na Aquiléia e na Gália Cisalpina, mas
também se estendem à Gália Narbonense, a Noricum e mais além. Imagens de
Belenus às vezes o mostram estando acompanhado de uma fêmea, imaginada como a
deidade gaulesa Belisama.
Na
Gália e Britânia antiga, Apolo pode ter se igualado a quinze ou mais diferentes
nomes célticos e epítetos (notavelmente Grannos, Borvo, Maponus, Moritasgus e
outros). De acordo com Margot Alder em seu livro "Drawing Down the
Moon", o Druida Isaac Bonewits refere-se a um deus, Be'al, o qual ele
descreve como uma personificação masculina de Essência. Isto reflecte no
conceito de Keating de Beil ou Bel como um deus chefe ou deus-pai.
Porém,
para Thomas Bulfinch em sua obra “O Livro
de Ouro da Mitologia. História de deuses e heróis”. Nela o autor afirma que
os druidas ensinavam a existência de um deus, a quem davam o nome de “Be’al”,
que, segundo os entendidos significa “a vida de tudo” ou a fonte de todos os
seres. Ao que parece Be’al tem afinidades com Baal dos fenícios. “O que torna essa
afinidade mais notável é o fato de os druidas, do mesmo modo que os fenícios,
identificarem aquela sua divindade suprema com o sol. O fogo era considerado
como símbolo da divindade.”
Na
verdade não se pode concordar com esse autor pois, embora os mitos que o panteão ugarítico fosse
dominado por três divindades principais, a saber: El, Hadad( conhecido como Ba’al)
e a deusa Nanat .O deus Ba’al parece ter entrado tardiamente nesse panteão e
provavelmente foi introduzido por um imigrante. Ao que se sabe ele era um deus
guerreiro divino, geralmente Ba’al retratado armado de punhal, maça e lança.
Jovem e vigoroso, e comumente chamado de “o poderoso”, “o mais poderoso dos
heróis”, príncipe” e também aquele que cavalga as nuvens, dando a entender que
esse deus é ligado ao céu, mas não diretamente ao sol como nos afirma Cohn.
[...]
como
outros guerreiros divinos, era um deus da tempestade e da chuva. Ele se
manifestava sobretudo nas violentas tempestades de outono e no final do
inverno. Dizia-se que determinava a estação certa para as chuvas e abria as
nuvens quando chegava à época de umedecer o solo gretado e prepara-lo para o
cultivo. Também podia ser aterrorizador: suas setas em forma de relâmpago e sua
voz em forma de trovão faziam com que as montanhas cambaleassem e tremessem,
convulsionando a terra. [...] cabe a Ba’al a responsabilidade de garantir realização
das intensões benévolas de El.[7]
1.2
O Sol Invictus
O
Sol Invictus (Sol Invicto, em latim) foi um título religioso aplicado a três
divindades distintas durante o Império Romano tardio. O título Deus Sol
Invictus, ao contrario das culturas agrarias que o cultuam foi criado no Império
Romano tardio por analogia ao título imperial pius felix invictus ("pio,
feliz, invicto").
Os
romanos fizeram uma festa em 25 de dezembro chamado dies natalis Solis Invicti,
"o nascimento do sol invicto". O uso do título Sol Invictus permitiu
várias divindades solares deve ser adorado em conjunto, incluindo Elah-Gabal ,
um deus sol sírio; Sol , o deus patrono do imperador Aureliano (270-274 dC), e
Mithras , o deus de um dos soldados persa origem. Imperador Heliogábalo
(218-222) introduziu o festival, e atingiu o auge de sua popularidade sob
Aureliano, que promoveu como um feriado em todo o império.
Posteriormente
o título invictus ("invicto") foi aplicado a Mitra e também a Marte.
Por volta de 270.d.c, o imperador Aureliano introduziu um culto oficial do Sol
Invicto e transformando do Deus Sol, a primeira divindade do império.
O
Sol de Aurélio tem muitas características próprias do Mitraísmo, incluíndo a
representação iconográfica do deus com juventude sem barba. O culto de Sol
Invicto continuou a ser uma base do paganismo oficial até ao triunfo da
cristandade - antes da sua conversão, até o jovem imperador Constantino tinha o
Sol Invicto como a sua cunhagem oficial.
Do
culto ao Deus Sol, atualmente só permanece a data, 25 de dezembro, que era o
dia de adoração dos romanos a este deus saído das cavernas e cujo dia de
celebração os cristãos aproveitaram para consagrar como sendo o dia do
nascimento de Cristo por ele ter sido declarado "a luz do mundo",
sendo assim, para contento do Imperador recém-convertido declarado o tal dia,
mas não há nenhuma relação do Catolicismo com o Mitraísmo.
Segundo
New Schaff-herzog Enciclopedia of Religious Knowledge (Enciclopédia de
conhecimentos religiosos) explica-o claramente no seu artigo sobre o
"Natal". Não se pode
determinar com precisão até que ponto a data da festividade dependia da
brunária pagã (25 de dezembro), que seguia a Saturnália (17-24 de dezembro)
celebrando o dia mais curto do ano e o "Novo Sol"...
As festividades pagãs, Saturnália e Brumária
estavam a demais profundamente arraigadas nos costumes populares para serem
abandonadas pela influência cristã...
A festividade pagã acompanhada de bebedices e
orgias agradavam tanto que os cristãos viram com o agrado uma desculpa para
continuar a celebrá-la em grandes alterações no espírito e na forma. Pregadores
cristãos do Ocidente e do Oriente próximo protestaram contra a frivolidade
indecorosa com que se celebrava o nascimento de Cristo, enquanto os cristãos da
Mesopotâmia acusavam os irmãos ocidentais de idolatria e de culto ao Sol, por
aceitarem como Cristã a festividade pagã. Não podemos esquecer que o mundo romano
era pagão antes do século IV, os cristãos eram poucos em número, embora
aumentassem, eram perseguidos pelos pagãos.
Porém,
com a chegada de Constantino, como imperador, que no século IV fez profissão
pública de fé cristã, colocando o cristianismo ao mesmo nível do paganismo, o
mundo romano passou a aceitar esse cristianismo popularizado pelo imperador.
Porém, lembre-se que eles haviam sido criados em costumes pagãos, dentre as
quais 25 de dezembro era a maior das festividades idólatras.
Este
mesmo artigo da enciclopédia Shaff-Herzog de conhecimentos religiosos, explica
como a aprovação dada por Constantino do domingo, dia em que os pagãos adoravam
o Sol, e como a influência do maniqueísmo pagão que identificava o filho de
Deus como o Sol físico, proporcionou a esses pagãos do século IV, agora
"convertidos" em massa ao "cristianismo" o pretexto
necessário para chamar a festa de 25 de dezembro (dia do nascimento do
deus-Sol) de dia do nascimento do filho de Deus.
1.3
As deusas solares
Com
este pequeno levantamento podemos perceber que as figuras que elencamos que dão
conteúdo explícito à imagem do sol são masculinas. Mas nem sempre foi assim, primitivamente
a Lua era masculina e o Sol feminino, ainda assim é nas línguas semitas,
germânicas e celtas e também nas tradições populares (onde se diz que “a Lua
engravida as mulheres”).[8]
Isso
aconteceu devido à expansão helenismo, ao que sabemos primitivamente, Artemis
identificava-se com sua mãe, Leto (ou Latona), tal como Core-Perséfone era a
dupla da mãe Deméter: ela representava o Sol jovem, o Sol levante, por oposição
a Leto que personificava o velho Sol, o Sol poente (tal como Core era a jovem
filha, ou seja, a Terra jovem, em face de Deméter, a velha Terra, o conhecido
mito da renovação).
A
partir do momento em que as divindades femininas foram masculinizadas, e também
porque era impossível esquecer completamente o seu aspeto feminino,
conservou-se a personagem de Artemis, apondo sê-lhe no entanto um paredro
macho, o seu irmão Apolo, o qual monopolizou o aspeto solar, ao mesmo tempo em
que Artemis era remetida para a noite transformando-se em Deusa-Lua. O
mesmo aconteceu no Egito onde Osíris tomou o lugar de Isis como Sol poente
enquanto Hórus se tornava o Sol levante[9].
1.4
Outras divindades ligadas ao sol em outras culturas.
De
forma alguma é nossa intensão nos estendermos ou esgotar o assunto por isso
segue uma lista de algumas culturas que possuem suas representações e culto ao
deus sol que não foram citadas acima, apenas como forma de ilustrar o trabalho.
No
panteão religioso mexicano , o Sol foi considerado uma divindade muito
importante por causa de suas crenças , eles usavam sacrifícios humanos , para
entregar o seu " sopro divino " Tonatiuh do sol e mantê-lo vivo .
A
cultura Inca, se estabeleceram no que é agora o Peru, Equador, Bolívia, Chile e
parte da Argentina teve como uma divindade chamada Inti , o Deus Sol . O Inca
ou imperador era considerado o filho de Inti . Considerado por dinastias incas
como o Supremo Criador. Com a colonização espanhola , a religião católica e
imposta , os súditos do império Inca foram obrigados a parar e adorar . A
esposa de Inti , Keel, era a lua , deusa das mulheres e das tarefas das
mulheres.
No
Peru, o Deus Sol chamou os chefes dos Incas , segundo eles, eram o Sol e diz-se
na lenda de Manco Capac e Mama Occlo eles foram enviados por seu pai o Sol
Na
simbologia cristã identifica Cristo com Helios e do círculo da eternidade .
O
Sol e a Lua simboliza o ouro e a prata , rei e rainha, alma e corpo.
O
Sol e a Lua na crucificação simbolizam as duas naturezas de Cristo .
O
Sol é a morada do arcanjo Miguel . A Lua é a morada do arcanjo Gabriel .
O
Sol é o Pai Universal. Terra Mãe Natureza e simboliza a fertilidade .
Amaterasu
é a deusa do sol no Xintoísmo e ancestral da família imperial do Japão , de
acordo com a religião.
As
Canárias teve Tamazight cultura divindade do Deus Sol , que foi chamado Abora
Magec ou como ilhas.
Considerações
finais
Como
podemos perceber há registos de observações do Sol desde os tempos remotos.
Pois o sol sempre foi perceptível à humanidade por nos fornecer luz e calor, e por
isso é essencial para a nossa existência. Por isso algumas civilizações da adoravam
o Sol como um deus.
Muito
embora não tenhamos nos referidos no texto acima a importância do Sol para o
dia-a-dia das pessoas era tamanha que elas ergueram monumentos, para marcar a
sua passagem no céu ao longo do ano. Naquela época não existiam calendários, então
esses monumentos eram indicando as mudanças de estação e as alturas para
plantar ou colher as colheitas.
Alguns
deles sobreviverem ao tempo e ainda hoje podem ser encontrados é o caso de:
Stonehenge (Inglaterra), ou o Cromeleque dos Almendres (Beja, Portugal).
Estes
serviam para acompanhar o Sol e também como local de culto. Muito embora eventos
como o helenismo e o cristianismo tenham relegado as figuras femininas um papel
secundário nessa cultuação é evidente que nada se faz sem a contra parte
feminina.
No
terceiro século culto ao sol foi adaptado pela Igreja Católica para permitir a
conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, sendo dessa maneira
vinculado
ao nascimento de Jesus de Nazaré o deus cristão, mas mesmo sendo resinificado
ele continuou existindo.
Por isso, o natal têm alguns de seus costumes
populares e temas comemorativos origens pré-cristãs ou seculares. Costumes
populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a
Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a
exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas
e guirlandas, visco, entre outras como o Papai Noel é uma figura mitológica
popular em muitos países, associada com os presentes para crianças.
As tradições de Natal hoje incluem troca de
presentes e folia do festival romano da Saturnalia; verde, luzes e caridade do
Ano Novo Romano, madeiros do Yule e diversos alimentos de festas germânicas.
Mas o culto ao deus sol não morreu entre as
culturas ditas como pagãs. Os festivais de inverno sempre
foram os festivais mais populares do ano em muitas culturas. Entre as razões estava
à diminuição do trabalho durante o inverno, devido à expectativa de melhores
condições meteorológicas com a primavera que se aproximava favorecia as
comemorações.
A
Escandinávia pagã comemorava um festival de inverno chamado Yule, realizado do
final de dezembro ao período de início do janeiro. Como o Norte da Europa foi à
última parte do continente a ser cristianizada, suas tradições pagãs tinham uma
grande influência sobre o Natal. Os escandinavos continuam a chamar o Natal de
Jul.[10]
Os
pagãos continuam a comemorar comemoram o solstício de verão no dia 21 de
dezembro aqui no hemisfério sul. É festival é conhecido
como a Luz do Verão, é o êxtase máximo da união sagrada, onde o poder da
criação está mais ativo e o Sol finalmente atingiu o seu apogeu. A natureza
encontra-se plena de luz e magia. No Hemisfério Norte celebra-se no dia 21 de
junho.
Esta
é a época para se homenagear o Sol e nas tradições pagãs costuma-se pular
fogueiras para a purificação, a fertilidade, a saúde e o amor. É quando se abre
o portal entre Beltane[11] e
Lughnasadh[12].
É o dia mais longo do ano, no ápice do verão. É um dia para meditar sob o sol
da manhã, celebrando durante todo o dia até o anoitecer, trazendo assim, toda
magia solar para o seu interior.
Concluo
que em primeiro lugar mesmo que a tradição tenha sido adaptada por outras culturas
e a celebração do dia do sol se chame natal ou mesmo que enquanto aqui no hemisfério
sul, estejamos comemorarmos o solstício de verão, e que no hemisfério norte eles
estejam comemorando o solstício de inverno, não muda o fato de que a natureza
não para elaborar os seus ciclos de morte e renascimento.
E
que não importa a tradição que se siga este é um momento de reflexão e de
agradecimento ligado a nosso família carnal e espiritual, um momento de maior
interação, pois todas as nossas conquistas estão ligadas as pessoas que nos
cercam. Este é o momento de renovar os laços. Então não importa o nome que se
dê a nossa comemoração, o importante é que estejamos junto às pessoas que nos
ajudaram a plantar nossos sonhos. Está é a comemoração de um trabalho bem feito
ao longo do ano e ninguém consegue comemorar ou colher sozinho o que precisou
de outras pessoas para plantar.
Bom
solstício de verão a todos.
Feliz
Natal.
Que
assim Seja!
Att
Lilian
Ghisso
.
[1]
Sol o Deus. Jesus a farsa (parte1). Disponível em:
http://ricardomonteiro.org/?p=146
[2]
COHN, Norman. Caos cosmos e o mundo que virá. As origens das crenças no apocalipse.
Editora: Companhia das Letras .p.20.
[3]NASCIMENTO,
Alex Federele do. Rá. Disponível em: http://www.infoescola.com/civilizacao-egipcia/ra/
[4] http://en.wikipedia.org/wiki/Horus
[5] IBID,p.55.
[6] BRITO,
Daphene. Shamash Todo o Poder do deus Sol. Disponível em: http://dragaosumeriano.blogspot.com.br/2010/03/shamash-todo-o-poder-do-deus-sol.html
[7] IBID,
p.165.
[8]
FRAZÃO, Luiza. DEUSAS SOLARES - CAÍDAS E REMETIDAS PARA A NOITE. Disponível em:
http://adeusanocoracaodamulher.blogspot.com.br/2013/05/deusas-solares-caidas-e-remetidas-para.html
[9] Idem.
[10] Natal.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal
[11]
Beltane: festival celta ainda
comemorado nos dias atuais, reconhecido nas comemorações da Festa da Primavera,
mas que originalmente marcava o verão. É o mais alegre dos festivais celtas,
onde os participantes dançam, e se alegram nas voltas da fogueira.
Beltane é o festival da
fertilidade, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, a
fertilidade da terra e os fogos do deus celta Belenus, e toda sua energia e
luz.
Durante o festival, eram
acesas fogueiras nos topos dos montes e lugares considerados sagrados, sendo um
ritual importante nas terras celtas. E como tradição, as pessoas queimavam
oferendas como, por exemplo, totens para que o poder do fogo fosse passado ao
rebanho e, pulavam as fogueiras para que se enchessem das mesmas energias
poderosas.
[12] Lughnasadh é celebrado no dia 1° de
fevereiro (Feabhra). "Lá Lúnasa" é um dos quatro Festivais Celtas do
Fogo e, basicamente, um ritual agrícola de agradecimento, onde se comemora o
primeiro dos três festivais da colheita, dedicado ao Deus Lugh, seu nome
significa "Luz" - belo como o Sol. O Deus dos ferreiros e das muitas
habilidades. No Hemisfério Norte celebra-se no dia 1° de agosto.
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