Aribibó
Segunda
etapa das obrigações é chamada Aribibó que significa a confirmação do santo da pessoa e de suas passagens. Depois do Obi e do amací seis meses são suficientes para a preparação
da matéria para receber a energia do segundo ritual.
O Aribibó pode ser a base de ervas e o sacrifício de uma ave, assim como podem ser sacrificadas, duas ou três aves, isso fica a cargo do sacerdote.
Está é a primeira obrigação com sangue, serve para aliviar o ori da pessoa antes do bori.
A partir desse momento a pessoa iniciada passa fazer parte do terreiro, porém ainda terá algumas limitações, não
podendo ajudar em obrigações de nível maior que a sua, nem participar de
rituais de balança e outros. Suas tarefas ficam limitadas aos afazeres gerais do terreiro, tais
como limpeza, cozinha, organização, auxiliar um irmão de obrigação maior etc...
O iniciado receberá uma quartinha, uma guia de seu orixá. Em alguns casos recebe uma guia de seu Olori; uma de seu Ajuntó e de sua passagem. Alguns Babalorixás também disponibilizam uma guia do Exú da casa que passa ser seu guardião, e uma guia do orixá dono da casa como forma de dar melhor seguramento ao iniciado.
Todas essas disposições estão certas, pois depende da maneira como o ritual é feito, da linha de maior enfase na nação e da forma que o babalorixá valoriza esta
iniciação.
Mas o Aribibó não serve apenas como iniciação ele é utilizado com segurança de saúde e como reforço para espiritualidade e preparação para um ritual maior quando o iniciado fica muito tempo sem fazer seus preceitos tem de aliviar a cabeça para receber a nova obrigação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário