Páginas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Em Busca da Realização Pessoal



A busca pela realização pessoal tem levado as pessoas a trilhar muitos caminhos, dentre eles a mística. O estado de contentamento e alegria interior é ponto fundamental para  a realização pessoal de qualquer ser humano e para que isso aconteça é necessária a liberdade das escolhas na vida. Qualquer tentativa de busca de realização interior, que tenha como objetivo somente o material ou o ilusório, certamente ficará limitada, não trazendo a paz e a completude necessárias e esse momento. 

Os assuntos relacionados à magia e ao ocultismo sempre foram de grande interesse para a humanidade e continuam sendo na atualidade. Nossas mentes são impregnadas com um grande número de pensamentos mágicos (Em antropologia, psicologia e ciência cognitiva, pensamento mágico é o termo usado para descrever um raciocínio causal que procura correlações entre ações ou elocuções e determinados eventos. Em psicologia clínica o pensamento mágico inclui todos os sistemas de magia, pois inclui a ideia de causalidade mental, ou seja, a possibilidade de a mente ter um efeito direto sobre o mundo físico). O ser humano possui um anseio inato por conhecer melhor os assuntos sobre a magia. Alguns ocultistas modernos acreditam que temos acesso a conhecimentos comuns dessa área através do inconsciente. 

Esses conhecimentos estariam ligados a dois aspetos da mente inconsciente, segundo Jung, um pouco abaixo da consciência estaria o inconsciente pessoal (local onde se armazena o que em algum momento foi consciente, mas que foi esquecido ou suprimido), contendo as lembranças, os impulsos, os desejos, as percepções indistintas e outras experiências da vida do indivíduo suprimidas ou esquecidas. O inconsciente pessoal não é muito profundo e os incidentes ali armazenados podem facilmente traduzidos para o nível consciente. 

Em um nível abaixo do inconsciente pessoal estaria o inconsciente coletivo (nível mais profundo da psique que contém as experiências herdadas das espécies humanas e pré-humanas), desconhecido para o indivíduo. Nele estariam armazenadas as experiências acumuladas das gerações anteriores, inclusive dos nossos ancestrais animais. Essas experiências universais e evolutivas formam a base da personalidade. As experiências contidas no inconsciente coletivo são inconscientes. O indivíduo não está ciente delas nem se lembra ou as tem em imagens, assim como ocorre com as experiências contidas no inconsciente pessoal. 

Então, hoje livre das diversas restrições do passado os assuntos relacionados ao conhecimento mítico, ritualístico e mágico que se associam ao sobre natural voltam à tona. A busca do homem moderno se volta aos mistérios da vida e da morte, a complexidade de sua natureza e o intuito de transformá-la, ou seja, em busca da realização pessoal. Esse não é apelo ou volta aos sistemas religiosos arcaicos. Mas um resgate a religiosidade onde o indivíduo tem a disposição ou tendência, para perseguir a sua própria Religião ou a integrar-se às coisas sagradas e se ligar aos outros por suas experiências. 

Na verdade o homem busca algo que possa o tirar da rotina, uma fuga do martírio chamado vida. O homem influenciado pela vida moderna foi submetido a um excesso de planificação da vida, pelo mercantilismo das relações, e o controle do tempo, mergulhado em sua própria subjetividade, se distanciou do ambiente externo, ou seja, das pessoas a sua volta. O reencantamento do mundo vem acontecendo através da volta da mística que reacende valores e emoções esquecidos com a racionalização. 
A busca da realização pessoal, mesmo sendo um processo interno não acontece sem a interação com o meio, pois o meio social de cada um, a motivação e a personalidade influenciam na auto-realização. 

Não é só através da realização dos nossos desejos que chegamos a realização pessoal, primeiro precisamos excluir de nossas vidas a pressão interna incutida na pessoa pelos pais ou pelo meio social que estamos inseridos. O autoconhecimento aponta para o espaço de conforto que existe em nós mesmos, independente da realização dos nossos desejos. Só assim ganhamos liberdade em relação a eles. Por isso o reencantamento do mundo nos conforta e a mística proporciona um encontro com nosso interior, para que o ser humano possamos estar bem consigo mesmo. E estar de bem consigo é realização pessoal, ou o encontro com a felicidade 


Nenhum comentário:

Postar um comentário