Simbologia
Representa o espiritual
em sua forma embrionária, ou seja, algo no início do seu desenvolvimento.
Círculo
Representa a realização
espiritual, a perfeição. Ele simboliza um movimento cíclico, dinâmico e ainda o
número dez.
OBS.: Semi-círculo
Representa a vontade de
se realizar espiritualmente, de ser puro. Ele é um ciclo que não foi terminado,
mas deve se completar.
Cruz
A
cruz exprime a oposição das forças, duas a duas, para dar nascimento à quinta
essência. É a imagem da ação do Ativo sobre o Passivo, do espírito sobre a
matéria. Representa que a cabeça domina o corpo.
Sabemos
que a cruz exprime suas idéias porque é formada de uma barra vertical (imagem
do ativo ) e de uma barra vertical ( imagem do passivo ) com todas as analogias
ligadas a estes termos ( positivo e negativo,atrativo e repulsivo, cheio e
vazio, homem e mulher, yin e yang ).Esta cruz também é conhecida como cruz
latina.
OBS.:Quando as
feiticeiras querem exprimir suas idéias num pantáculo, formulam suas
imprecações destruindo a harmonia da figura; elas colocam a cruz de cabeça para
baixo e assim exprimem a s seguintes idéias: “ a matéria domina o espírito”, “
o mal é superior ao bem “, “ as trevas são preferíveis à luz”, “ o homem deve
deixar-se guiar por seus mais baixos instintos e tudo fazer para destruir sua
inteligência”.
Esta cruz também é
conhecida como cruz de São Pedro.
Triângulo
No
tarô, o triângulo representa a espiritualidade polarizada, de acordo com o seu
ápice sabemos se é polarizado para cima ou para baixo. Para maior compreensão
desta figura de extrema importância, iremos analisá-la mais profundamente.
O
triângulo exprime idéias diferentes, de acordo com as posições tomadas por seu
ápice.Em si mesmo, o triângulo é formado por duas linhas opostas, imagem do “
duplo “ e do antagonismo, que iriam perder-se no infinito sem se encontrarem
jamais se uma terceira linha não viesse unir as duas, reconduzindo-as à unidade
e constituindo a primeira figura fechada.
O
triângulo com a cabeça para cima representa tudo o que vai de baixo para o
alto.Ele é, particularmente, o símbolo do fogo, do quente. É o mistério
hierárquico da luz e da matéria, radical do fogo elementar. É o princípio
formal do sol, da luz, das estrelas e de toda a vida natural.
O SOL E A LUA
Quando
estão na mesma carta se apresentam como polos e geralmente vem sob outras
formas, mas se estiverem em cartas separadas devem ser analisados segundo o
contexto do arcano, através do seu papel dentro da carta.
LIVRO
Significa a fonte de
sabedoria, necessidade de se aprimorar, de se conhecer.
ASAS
Significa necessidade
de voar, possibilidade de ascensão ou mesmo, livre acesso às camadas
espirituais mais elevadas.
ESCUDO ( Brasão)
Significa uma proteção,
defesa e serve como elo de ligação ou um filtro que liga as energias terrestres
às celestiais.
LANTERNA
Presente apenas no
Arcano 9, representa a procura por algo, um esforço em conseguir alguma coisa.
BALANÇA
Representa o equilíbrio
entre o bem e o mal, a justiça.
COBRA
A cobra mordendo o
próprio rabo ( Urobolos )
A
força que move o universo é representada por polos. Na antiguidade esses polos
eram considerados como cheio e vazio. O cheio será representado pela cauda da
serpente, o vazio pela sua cabeça e o seu corpo representará o círculo.
A
serpente está enrolada sobre si mesma de tal modo que sua cabeça (
vazio-atrativo-passivo ) tenta continuamente devorar sua cauda (
cheio-repulsivo-ativo ), que foge num eterno movimento.
A
força que move o universo é representada por polos. Na antiguidade esses polos
eram considerados como cheio e vazio. O cheio será representado pela cauda da
serpente, o vazio pela sua cabeça e o seu corpo representará o círculo. A
serpente está enrolada sobre si mesma de tal modo que sua cabeça ( vazio-atrativo-passivo
) tenta continuamente devorar sua cauda ( cheio-repulsivo-ativo ), que foge num
eterno movimento. Esse ciclo contínuo representa a força que move as coisas e é
neste sentido que esta figura aparece no Tarô.
A
serpente, chamada Urobolos, se cria, alimenta e transforma engolindo a própria
cauda. Sua forma circular representa o estado original da natureza
inconsciente, o ventre primeiro antes da criação dos opostos e o estado de
inteireza, a união dos opostos, desejada no fim da jornada. Na iconografia
alquímica a cor verde se associa com o início enquanto que o vermelho simboliza
a consumação do desejo do mago.
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