Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

AnjosII


ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA

LILIAN GHISSO ARISTIMUNHO



2. FUNÇÃO DOS ANJOS

Tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento os anjos têm a função de louvar a Deus e trazer a mensagem Divina até os homens.

1. Conforme o Antigo Testamento


Os judeus conheciam seres colocados entre Deus e os homens que chamavam primeiramente mal’kîâ (mensageiros). Pela forma como aprecem: homens[1]; pela sua relação com Deus “exercito de Javé”, o exercito celeste; pelo que o senhor foi chamado “Deus dos exércitos”. Representavam-se aos anjos no céu junto de Deus, onde formavam sua corte; contudo, segundo uma antiga crença, deviam habitar também na terra. Acreditava-se que eles eram enviados aos homens como mensageiros de Deus às vezes para protegê-los e as vezes para puni-los.As passagens citadas a seguir nos mostram as principais funções dos anjos relatadas no Antigo Testamento. Anjos louvando ao SENHOR, enviando mensagens Suas, obedecendo à vontade de Deus. Como em gênesis:


· “Jacó prosseguia no seu caminho, quando sobrevieram mensageiros de Deus. Ao vê-los exclamou: “É um acampamento de Deus”, e chamou aquele lugar de Mahanaim.”[2]".


E Também em Juízes: "O anjo do SENHOR veio sentar-se sob o terebinto[3] de Ofrá, que pertencia a Ioahs, do clã de Abiézer; Guideon, seu filho, estava batendo o trigo no lagar para subtraí-lo a do Midian. O anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR está contigo, valente guerreiro![4]".


As funções dos anjos mostradas pelo Antigo Testamento são em partes referenciadas novamente no Novo Testamento. Além disso, os anjos são também apresentados como ministros de Deus aos herdeiros da salvação em Cristo: “O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes”[5].


· “Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. [6].


· “Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus[7]".


· "E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia[8].


· "E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação[9]?"


· "E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças[10]".


· "E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que, mas mostrava para o adorar. E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus[11]".


2.2. A Natureza dos Anjos

A doutrina cristã dos anjos derivada da Sagrada escritura, introduziu em si, ora mais ora menos elementos imaginativos judaicos extra-bíblico, como crenças contemporâneas sobre espíritos da natureza, de forma a conceber, às vezes, larga margem a opinião populares. As concepções foram sendo eliminadas pouco a pouco para se chegar a uma doutrina própria da Igreja baseada na Escritura, e podemos encontrar tais referencias nos escritos dos pais da igreja, por exemplo; Irineu, Gregório Magno, Clemente de Alexandria. Agostinho etc ...


Os anjos são seres espirituais, aos quais se chamou também de espíritos, e não se quis conhecer-lhes um corpo de carne. Antigamente, porém, não foi entendido que os anjos estivessem isentos de qualquer tipo de corpo, como se fossem absolutamente espirituais, sem nenhuma corporeidade atribuía-se aos anjos um corpo imaterial, como correspondia à sua natureza que se pensava que fosse de algum modo aeriforme ou semelhante ao fogo: os anjos bons tem corpus aethereum, id est igneum, os maus um corpus aerium[12].


· "Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?"(Hebreus 1:14 ACF)


· "E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra[... ]E porfiou com eles muito, e vieram com ele, e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete, e cozeu bolos sem levedura, e comeram[...]Aqueles homens porém estenderam as suas mãos e fizeram entrar a Ló consigo na casa, e fecharam a porta;" (Gênesis 19:1,3,10 ACF)


Como já mencionado, os anjos são seres imortais, tendo existência eterna:


· "Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição". (Lucas 20:35-36 ACF)


São seres extremamente poderosos, sendo dotados de poderes sobre-humanos, pois foram, por Deus, criados superiores aos homens:


· "Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor". (II Pedro 2.11 ACF)


· "Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste". (Salmo 8:4-5 ACF)

2.2.1. Todavia, os anjos não são onipotentes

 "Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. (13) Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia". (Daniel 10:12-13 ACF).

2.2.2. Não são oniscientes
 "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai". (Mateus 24:36 ACF)
2.2.3. Não são onipresentes
 "Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. (9) E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor". (Lucas 2:8-9 ACF)

Mas são extremamente velozes, podendo se transportar dos céus a terra quase que instantaneamente:

· "Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?" (Mateus 26:53 ACF)

2.2.4. Os anjos são dotados de grande inteligência

 "Agora vim, para fazer-te entender o que há de acontecer ao teu povo nos derradeiros dias; porque a visão é ainda para muitos dias". (Daniel 10:14 ACF)


· "Aos quais foram revelados que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vós foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar". (I Pedro 1.12 ACF)


· "E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres". (Apocalipse 17:7 ACF).
2.2.5. Eles têm vontade própria, e poder de decisão
· "Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! (13) E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. (14) Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo". (Isaías 14:12-14 ACF).

· "E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia". (Judas 6 ACF)

2.3.7. São também seres emotivos

 "Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?" (Jó 38:7 ACF)

[1] Dicionário de Teologia, 1970.p. 107


[2] TEB, 1996. Gênesis 32:2-3.O 32:3 Contra o politeísmo da época, a bíblia lembra com frequência que, para o patriarca, lá onde se encontrava o anjo-mensageiro,ali se encontra verdadeiramente deus 9cf.cap16 e 18)


[3] Terebinto: carvalho


[4] TEB, 1996.Juízes 6:11-12. O 6:11 O anjo do senhor é o enviado e o representante de Deus. Ele não tem personalidade independente de Deus e frequentemente é um substitutivo literário para o próprio Deus. Os v v . 14.16.23 mostram claramente que é o Senhor em pessoa que aparece a Guideon sob a forma de um anjo. Como nos outros relatos, é somente no final da aparição que o homem percebe a identidade divina de seu visitante (v. 22; cf. 13.16-21; Gn 18,1-15; 32,23-33; Js 5,13-15)


[5] A BIBLIA, Almeida revisada e Atualizada, 1996. Mateus 13:39


[6] Ibiden. Lucas 2:8-11


[7] Ibidem. Mateus 18:10


[8] A BIBLIA, 1996. Lucas 22:41-43


[9] Ibidem. Hebreus 1:13-14


[10] Ibidem. Apocalipse 5:11-12


[11] Ibidem. Apocalipse 22:8-9


[12] Dicionário de teologia, 1970.p. 113.

Nenhum comentário:

Postar um comentário