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quarta-feira, 27 de março de 2013

Anjos- Considerações Finais



ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
LILIAN GHISSO ARISTIMUNHO




Considerações Finais

            No Brasil desde a década de 90 tem-se ouvido falar sobre anjos dentro das várias religiões. Foi um prato cheio para a Nova Era que inundou o mercado com inúmeras publicações[1]que reunia em seu conteúdo um misto de história e esoterismo[2] de todos os tipos. O fato dessas obras não terem sido escritas por teólogos cristãos é muito preocupante, pois se popularizou no meio dos leigos uma adoração aos anjos. Alavancado pelo movimento carismático que entre outras coisas desejava desvincular-se dos cultos aos santos e devoção a Maria abriu as portas para uma interpretação da batalha espiritual explorada pelo movimento neo pentecostal. A Era de Aquário tão esperada para a virada do milênio entre os esotéricos se viu convidada a exaltar a crença em anjos e se enxertou dentro das igrejas de modo deformado até mesmo em segmentos das igrejas tradicionais.
        
            O homem não é a única criatura criada por Deus nesse espaço povoado por mundos e galáxias, dotado de capacidade de contemplação da obra divina. “Há outra classe de seres superiores ao homem”[3]São claras as evidências da crença em anjos nas religiões inseridas na Bíblia, os anjos “são configurados como mensageiros e considerados seres espirituais intermediários entre Deus e os homens”[4]. A partir da época carolíngia[5] a angelogia ganhou lugar importante dentro das práticas religiosas, a “devoção angélica é legitimada pelo concilio de Aix-la- Chapelle (789), condenando, porém a elaboração de listas com nomes angélicos[6]”. Esta parece uma tentativa de desarraigar o pensamento do povo da igreja das concepções errôneas a respeito desses seres deixados pelo judaísmo tardio, que acreditava que os anjos falavam com Deus a favor dos homens[7].“e apresentassem a Deus suas preces.”[8].
            Esse fenômeno é decorrente do que podemos chamar de paganização da Igreja católica, suas causas são inúmeras, mas entre elas, o abandono prático do Catolicismo folclórico como subscristão segundo Juan Luiz[9], até uma defesa do subcristianismo como verdadeiro cristianismo, segundo Galilea[10]. O fato é que a maioria dos cristão da América Latina estão fora do controle do catolicismo oficial. O protestantismo também sofreu mutações através dos séculos partindo de um interesse por questões como justificação é a eclesiologia dos reformadores chegando à terceira onda.[11]. Que destacam as obras do Espírito Santo, como cura expulsão de demônios, profecias e na realização de maravilha.

John Wimber (1934-1997) foi ao Seminário Fuller em 1975 a convite de C. Peter Wagner para organizar o seu Institute of evangelism and Church growth  (Instituto de Evangelismo e crescimento da Igreja). No seu discurso polemico, o MC510- The Miraculous and Church growth  ( O Milagroso e o Crescimento da Igreja) cada aula consistia em uma palestra e um período posterior de cura e “sinais e maravilhas” – uma estratégia que Wimber desenvolveu da idéia de George Ladd segundo a qual o Reino de deus veio para libertar as pessoas de Satanás e dos demônios por seus meios[12].

            A bíblia alerta para o perigo de receber falsas doutrinas de supostos anjos: “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além de que vos temos pregado, seja anátema[13]” Paulo diz: “O próprio Satanás se transforma em anjo de luz[14]”. Assim também o profeta mentiroso enganou um homem de Deus[15].
            Sendo o culto aos anjos uma das falsas doutrinas apresentadas em Colossos[16].Em apocalipse o anjo fala a João exortando-o a não adorá-los[17]:Pelos anjos apresentarem-se ativos nos primeiros anos da igreja hoje ainda se tenta voltar aos áureos tempos e a crença em anjos é uma dessas tentativas. Baseados nas escrituras pessoas mal intencionadas (falsos profetas da atualidade) tentam conduzir as pessoas ao erro endeusando os anjos através dos elementos imaginários judaicos extra-bíblicos. Abusando dos desejos do inconsciente coletivo que a eles agrega crenças sobre espíritos da natureza. Criando uma lista de nomes angélicos supostamente das miríades descritas nos textos canônicos.

“Há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem que se entregou como resgate por todos” (I Tm 2,5-6).
Entretanto não podemos ler a bíblia literalmente, e sem levar em conta o fundo histórico onde foi escrita ou mesmo assinar embaixo do catecismo da Igreja Católica quando diz: CIC 336 “Desde o início até a morte, a vida humana é cercada por sua proteção e por sua intercessão. "Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida." Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens unidos em Deus[18]”.

Para os primeiros cristãos, adotar a fé cristã era sair das trevas para a maravilhosa luz de Deus, pois foram libertados por um salvador que havia “despojado os principados e potestades”. Mas devemos levar em consideração que o mundo era cercado por um medo constante onde milhões de escravos eram explorados às custas de manter um Império. A liberdade pregada pelo cristianismo, não somente era uma liberdade dos velhos deuses pagãos das crenças e do destino, mas uma expectativa de liberdade social que só hoje somos capazes de compreender.
            A Bíblia diz que Deus envia seus anjos para nos proteger, mas não diz que temos anjos pessoais e nem mesmo que todos os anjos são enviados de Deus. Com isso não se pretende negar a existência ou a ação angélica no mundo, mas sim limitar nos parâmetros que atestam as escrituras, onde os anjos são mensageiros geralmente humanos como nós e dotados do espírito Santo de Deus dispostos a obedecer a suas ordens. Assim também nos afirma Paulo quando incentiva os crentes a continuarem a demonstrar hospitalidade a estranhos, aparentemente com a expectativa de que também possam um dia receber anjos sem o perceber[19]. Por isso a melhor coisa a fazer é ficar muito atentos e cuidar bem dos anjos que por ventura cruzarem nosso caminho.






Referências


AZEVEDO, Antônio Carlos do Amaral. Dicionário Histórico de religiões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. 462p.

BANCROFT, D.D. Emery.H. Teologia Elementar: Doutrinária e conservadora. São Paulo: Imprensa batista Regular, 1960.378p

A BIBLIA . Tradução Ecumênica da Bíblia. São Paulo: Loyola. 1996.

A BIBLIA . Almeida Atualizada e Revisada : A Bíblia da liderança.Com notas de Jonh Maxuell. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil. 1996

CAIRNS. Earle. E. O Cristianismo Através dos Séculos: Uma Historia da Igreja Cristã. São Paulo: Vida Nova. 2008
DICIONÁRIO. Dicionário de Teologia: Conceitos fundamentais de teologia atual. Volume I. Adão-Dogma. São Paulo: Loyola, 1970.452p.

MANUAL BÍBLICO. Manual Bíblico SBB: tradução de Lailah de Noronha. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2008.

PIÑERO. Antonio. MONNTSERRAT. José T.Textos Gnósticos Biblioteca de Nag Hammadi I.Tratados filosóficos y cosmológicos. Madri: Trotta, 2000.532p.
ROBISON, James M. A Biblioteca de Nag Hammadi.Tradução Teodoro Lorent.2.ed.São Paulo: Madras,2007.464p.

SITES:
http://digilander.libero.it/monast/angeli/porto/sono.htm
http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/a/anjo.html






[1] BONFIGLIO, Monica. Anjos Cabalísticos, 1993.
_________ , Monica.Taro dos anjos,1994.
_________, Monica. A magia dos Anjos Cabalísticos. 1994.
[2] _______ibidem. “Li tudo sobre Helena Blavastsky, Eliphas Levi e outros alquimistas como Francis Barret. Foram mais de 2.000 obras.” P.7.
[3] BANCROFT, D.D. Emery.H. Teologia Elementar: Doutrinária e conservadora.1960.P. 290.
[4] AZEVEDO, Antônio Carlos do Amaral. Dicionário Histórico de religiões, 2002. P.35.
[5] Século XVIII.
[6] AZEVDO,2002. P. 36.
[7] TEB,1996.Jó 33:23.Mas, se houver um anjo para ele, um intérprete entre mil,/ para dar a conhecer ao homem seu dever”.
[8] DICIONÀRIO.Dicionário de Teologia: Conceitos fundamentais de teologia atual.Volume I.Adão-Dogma,1970.p. 109.
[9] Apud.CAIRNS.Earle. E. O Cristianismo Através dos Séculos: Uma Historia da Igreja Cristã.São Paulo: Vida Nova. 2008.p.571.
[10] Ibidem.
[11] CAIRNS, 2008. p. 518.”Temo cunhado por C. Peter Wagner em 1983, inclui aqueles que não tem interesse em se associar aos carisméticos pentecostais.”
[12] Ibdem.
[13] BÍBLIA. 1996.Apocalipse 19:10
[14] Ibidem.2 Coríntios 2:11-14
[15]BÍBLIA ,1996. 1  Reis 13.”Um anjo me falou por ordem do senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo a tua casa, para que coma pão e beba água” o mesmo texto acrescenta: “Porém mentiu-lhe.
[16].ibidem. Colossenses 2:18“Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal”
[17] Ibidem. Apocalipse 19:10.  “Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e de teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.
[18] http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/a/anjo.html
[19] Ibidem. Hebreus 13:2.

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