ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
LILIAN GHISSO ARISTIMUNHO
Considerações
Finais
No Brasil desde a década de 90
tem-se ouvido falar sobre anjos dentro das várias religiões. Foi um prato cheio
para a Nova Era que inundou o mercado com inúmeras publicações[1]que
reunia em seu conteúdo um misto de história e esoterismo[2] de
todos os tipos. O fato dessas obras não terem sido escritas por teólogos
cristãos é muito preocupante, pois se popularizou no meio dos leigos uma
adoração aos anjos. Alavancado pelo movimento carismático que entre outras
coisas desejava desvincular-se dos cultos aos santos e devoção a Maria abriu as
portas para uma interpretação da batalha espiritual explorada pelo movimento
neo pentecostal. A Era de Aquário tão esperada para a virada do milênio entre
os esotéricos se viu convidada a exaltar a crença em anjos e se enxertou dentro
das igrejas de modo deformado até mesmo em segmentos das igrejas tradicionais.
O homem não é a única criatura
criada por Deus nesse espaço povoado por mundos e galáxias, dotado de capacidade
de contemplação da obra divina. “Há outra classe de seres superiores ao homem”[3]São
claras as evidências da crença em anjos nas religiões inseridas na Bíblia, os
anjos “são configurados como mensageiros e considerados seres espirituais
intermediários entre Deus e os homens”[4]. A
partir da época carolíngia[5] a
angelogia ganhou lugar importante dentro das práticas religiosas, a “devoção
angélica é legitimada pelo concilio de Aix-la- Chapelle (789), condenando,
porém a elaboração de listas com nomes angélicos[6]”. Esta
parece uma tentativa de desarraigar o pensamento do povo da igreja das
concepções errôneas a respeito desses seres deixados pelo judaísmo tardio, que
acreditava que os anjos falavam com Deus a favor dos homens[7].“e
apresentassem a Deus suas preces.”[8].
Esse fenômeno é decorrente do que
podemos chamar de paganização da Igreja católica, suas causas são inúmeras, mas
entre elas, o abandono prático do Catolicismo folclórico como subscristão
segundo Juan Luiz[9],
até uma defesa do subcristianismo como verdadeiro cristianismo, segundo Galilea[10].
O fato é que a maioria dos cristão da América Latina estão fora do controle do
catolicismo oficial. O protestantismo também sofreu mutações através dos
séculos partindo de um interesse por questões como justificação é a
eclesiologia dos reformadores chegando à terceira onda.[11].
Que destacam as obras do Espírito Santo, como cura expulsão de demônios,
profecias e na realização de maravilha.
John Wimber (1934-1997) foi ao
Seminário Fuller em 1975 a convite de C. Peter Wagner para organizar o seu Institute of evangelism and Church growth (Instituto de Evangelismo e crescimento da
Igreja). No seu discurso polemico, o MC510- The
Miraculous and Church growth ( O Milagroso
e o Crescimento da Igreja) cada aula consistia em uma palestra e um período
posterior de cura e “sinais e maravilhas” – uma estratégia que Wimber
desenvolveu da idéia de George Ladd segundo a qual o Reino de deus veio para
libertar as pessoas de Satanás e dos demônios por seus meios[12].
A bíblia alerta para o perigo de
receber falsas doutrinas de supostos anjos: “Mas, ainda que nós ou mesmo um
anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além de que vos temos pregado, seja
anátema[13]”
Paulo diz: “O próprio Satanás se transforma em anjo de luz[14]”.
Assim também o profeta mentiroso enganou um homem de Deus[15].
Sendo o culto aos anjos uma das
falsas doutrinas apresentadas em Colossos[16].Em
apocalipse o anjo fala a João exortando-o a não adorá-los[17]:Pelos
anjos apresentarem-se ativos nos primeiros anos da igreja hoje ainda se tenta
voltar aos áureos tempos e a crença em anjos é uma dessas tentativas. Baseados
nas escrituras pessoas mal intencionadas (falsos profetas da atualidade) tentam
conduzir as pessoas ao erro endeusando os anjos através dos elementos
imaginários judaicos extra-bíblicos. Abusando dos desejos do inconsciente
coletivo que a eles agrega crenças sobre espíritos da natureza. Criando uma
lista de nomes angélicos supostamente das miríades descritas nos textos
canônicos.
“Há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem que se entregou como resgate por todos” (I Tm 2,5-6).
“Há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem que se entregou como resgate por todos” (I Tm 2,5-6).
Entretanto não podemos ler a bíblia literalmente, e sem levar em conta o fundo histórico onde foi escrita ou mesmo assinar embaixo do catecismo da Igreja Católica quando diz: CIC 336 “Desde o início até a morte, a vida humana é cercada por sua proteção e por sua intercessão.
"Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à
vida." Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé da sociedade
bem-aventurada dos anjos e dos homens unidos em Deus[18]”.
Para os
primeiros cristãos, adotar a fé cristã era sair das trevas para a maravilhosa
luz de Deus, pois foram libertados por um salvador que havia “despojado os
principados e potestades”. Mas devemos levar em consideração que o mundo era
cercado por um medo constante onde milhões de escravos eram explorados às
custas de manter um Império. A liberdade pregada pelo cristianismo, não somente
era uma liberdade dos velhos deuses pagãos das crenças e do destino, mas uma
expectativa de liberdade social que só hoje somos capazes de compreender.
A Bíblia diz que Deus envia seus
anjos para nos proteger, mas não diz que temos anjos pessoais e nem mesmo que
todos os anjos são enviados de Deus. Com isso não se pretende negar a
existência ou a ação angélica no mundo, mas sim limitar nos parâmetros que
atestam as escrituras, onde os anjos são mensageiros geralmente humanos como
nós e dotados do espírito Santo de Deus dispostos a obedecer a suas ordens.
Assim também nos afirma Paulo quando incentiva os crentes a continuarem a
demonstrar hospitalidade a estranhos, aparentemente com a expectativa de que
também possam um dia receber anjos sem o perceber[19].
Por isso a melhor coisa a fazer é ficar muito atentos e cuidar bem dos anjos
que por ventura cruzarem nosso caminho.
Referências
AZEVEDO,
Antônio Carlos do Amaral. Dicionário
Histórico de religiões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. 462p.
BANCROFT,
D.D. Emery.H. Teologia Elementar:
Doutrinária e conservadora. São Paulo: Imprensa batista Regular, 1960.378p
A
BIBLIA . Tradução Ecumênica da Bíblia.
São Paulo: Loyola. 1996.
A
BIBLIA . Almeida Atualizada e Revisada :
A Bíblia da liderança.Com notas de Jonh Maxuell. São Paulo:
Sociedade Bíblica do Brasil. 1996
CAIRNS. Earle.
E. O Cristianismo Através dos Séculos:
Uma Historia da Igreja Cristã. São Paulo: Vida Nova. 2008
DICIONÁRIO.
Dicionário de Teologia: Conceitos
fundamentais de teologia atual. Volume I. Adão-Dogma. São Paulo: Loyola,
1970.452p.
MANUAL BÍBLICO. Manual Bíblico SBB: tradução de
Lailah de Noronha. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2008.
PIÑERO.
Antonio. MONNTSERRAT. José T.Textos Gnósticos Biblioteca de Nag Hammadi I.Tratados filosóficos y cosmológicos.
Madri: Trotta, 2000.532p.
ROBISON,
James M. A Biblioteca de Nag Hammadi.Tradução
Teodoro Lorent.2.ed.São Paulo: Madras,2007.464p.
SITES:
http://digilander.libero.it/monast/angeli/porto/sono.htm
http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/a/anjo.html
[1]
BONFIGLIO, Monica. Anjos Cabalísticos, 1993.
_________ , Monica.Taro dos anjos,1994.
_________, Monica. A magia dos Anjos Cabalísticos.
1994.
[2]
_______ibidem. “Li tudo sobre Helena Blavastsky, Eliphas Levi e outros
alquimistas como Francis Barret. Foram mais de 2.000 obras.” P.7.
[3]
BANCROFT, D.D. Emery.H. Teologia
Elementar: Doutrinária e conservadora.1960.P. 290.
[4]
AZEVEDO, Antônio Carlos do Amaral. Dicionário
Histórico de religiões, 2002. P.35.
[5]
Século XVIII.
[6]
AZEVDO,2002. P. 36.
[7]
TEB,1996.Jó 33:23.Mas, se houver um anjo para ele, um intérprete entre mil,/
para dar a conhecer ao homem seu dever”.
[8]
DICIONÀRIO.Dicionário de Teologia:
Conceitos fundamentais de teologia atual.Volume I.Adão-Dogma,1970.p. 109.
[9]
Apud.CAIRNS.Earle. E. O Cristianismo
Através dos Séculos: Uma Historia da Igreja Cristã.São Paulo: Vida Nova.
2008.p.571.
[10]
Ibidem.
[11]
CAIRNS, 2008. p. 518.”Temo cunhado por C. Peter Wagner em 1983, inclui aqueles
que não tem interesse em se associar aos carisméticos pentecostais.”
[12]
Ibdem.
[13]
BÍBLIA. 1996.Apocalipse 19:10
[14]
Ibidem.2 Coríntios 2:11-14
[15]BÍBLIA
,1996. 1 Reis 13.”Um anjo me falou por
ordem do senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo a tua casa, para que coma pão e
beba água” o mesmo texto acrescenta: “Porém mentiu-lhe.
[16].ibidem.
Colossenses 2:18“Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando
humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões enfatuado, sem motivo algum,
na sua mente carnal”
[17]
Ibidem. Apocalipse 19:10. “Prostrei-me
ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém me disse: Vê, não faças isso; sou
conservo teu e de teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus.
Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.
[18]
http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/a/anjo.html
[19]
Ibidem. Hebreus 13:2.
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